Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Voltar

Notícias

Ugo Rossi governador do Trentino


Ugo Rossi, novo governador do Trentino.

Ugo Rossi, do Partito Autonomista Trentino Tirolese (PATT) é o novo presidente (governador) da Província Autônoma de Trento, eleito com 60% dos votos.

Rossi lidera uma coalizão partidária de centro-esquerda e pretende realizar um governo "equilibrado" que una os diferentes interesses. Em um ponto há o devido consenso: defender os valores da autonomia regional trentino-tirolesa, por vezes ameaçada pelo governo central de Roma. O grande número de votos para Ugo Rossi demonstrou a confiança da população em seu projeto de governo.

No Trentino, o voto não é obrigatório e, neste ano, houve certa diminuição no número de votantes. No entanto, o partido de Rossi, o PATT (partido autonomista trentino tirolês) cresceu em número de votos, enquanto o PD (partido democrático) manteve-se praticamente como na eleição anterior.


Arno Kompatscher, governador do Südtirol.

Na vizinha Província Autônoma de Bolzano, o novo presidente (governador) é Arno Kompatscher, da Südtiroler Volkspartei (Partido Popular sul-tirolês), historicamente aliado ao PATT de Rossi.

Ugo Rossi conhece o trabalho do CTSP e a realidade dos descendentes trentinos que aguardam há anos um parecer positivo no que tange à cidadania italiana segundo a Lei 379/2000. Em 2011 e 2012 esteve com diretores do nosso círculo e acompanha nossas atividades em prol da cidadania.


Ugo Rossi e CTSP.

Ugo Rossi e CTSP.

 

O PATT, partido de Rossi, tem demonstrado verdadeiro interesse pela causa dos descendentes trentinos; em 2013, o senador Franco Panizza (PATT), juntamente com o senador ítalo-brasileiro Fausto Longo (PSI) apresentaram um projeto de lei em favor dos descendentes trentinos. Ler aqui: http://www.faustolongo.it/novo-projeto-de-lei-para-trentinos/

Estamos esperançosos de que o novo governador da Província Autônoma de Trento colabore também nesse sentido, estreitando ainda mais os laços entre os descendentes trentinos e a terra de origem.

Auguri, Ugo Rossi!