Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Notícias

Ugo Rossi governador do Trentino


Ugo Rossi, novo governador do Trentino.

Ugo Rossi, do Partito Autonomista Trentino Tirolese (PATT) é o novo presidente (governador) da Província Autônoma de Trento, eleito com 60% dos votos.

Rossi lidera uma coalizão partidária de centro-esquerda e pretende realizar um governo "equilibrado" que una os diferentes interesses. Em um ponto há o devido consenso: defender os valores da autonomia regional trentino-tirolesa, por vezes ameaçada pelo governo central de Roma. O grande número de votos para Ugo Rossi demonstrou a confiança da população em seu projeto de governo.

No Trentino, o voto não é obrigatório e, neste ano, houve certa diminuição no número de votantes. No entanto, o partido de Rossi, o PATT (partido autonomista trentino tirolês) cresceu em número de votos, enquanto o PD (partido democrático) manteve-se praticamente como na eleição anterior.


Arno Kompatscher, governador do Südtirol.

Na vizinha Província Autônoma de Bolzano, o novo presidente (governador) é Arno Kompatscher, da Südtiroler Volkspartei (Partido Popular sul-tirolês), historicamente aliado ao PATT de Rossi.

Ugo Rossi conhece o trabalho do CTSP e a realidade dos descendentes trentinos que aguardam há anos um parecer positivo no que tange à cidadania italiana segundo a Lei 379/2000. Em 2011 e 2012 esteve com diretores do nosso círculo e acompanha nossas atividades em prol da cidadania.


Ugo Rossi e CTSP.

Ugo Rossi e CTSP.

 

O PATT, partido de Rossi, tem demonstrado verdadeiro interesse pela causa dos descendentes trentinos; em 2013, o senador Franco Panizza (PATT), juntamente com o senador ítalo-brasileiro Fausto Longo (PSI) apresentaram um projeto de lei em favor dos descendentes trentinos. Ler aqui: http://www.faustolongo.it/novo-projeto-de-lei-para-trentinos/

Estamos esperançosos de que o novo governador da Província Autônoma de Trento colabore também nesse sentido, estreitando ainda mais os laços entre os descendentes trentinos e a terra de origem.

Auguri, Ugo Rossi!