Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Voltar

Notícias

Mostra fotográfica do CTSP em Faedo - Trentino

No dia 06/outubro foi inaugurada na cidade de Faedo, Trentino, a mostra fotográfica "Nostra Patria è giù lontana, è nel Tirol - Memoria e identità nelle colonie del Brasile", organizada pelo CTSP em colaboração com o Osservatorio di Studi Autonomisti Regionali ed Europei (OSAR) e a prefeitura de Faedo.


Cartaz mostra fotografica

Igreja de S. Agata


A inauguração ocorreu durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, muito popular na cidade. A abertura oficial da festa e da mostra se deu na histórica Igreja de Santa Ágata, no centro da cidade, onde ocorreu uma missa festiva. Logo após, os presentes seguiram para a prefeitura de Faedo, onde o vice-prefeito, Sr. Diego Simoni, deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância da mostra para Faedo e para a sociedade trentina.



Na prefeitura, o Sr. Nicola Fioretti, presidente do OSAR de Trento, fez uma breve intrudução sobre a imigração tirolesa e sobre a realidade das comunidades trentinas do Brasil, ressaltando que a mostra é fruto de uma iniciativa autônoma, espontânea e que visa uma autêntica relação de amizade entre o Brasil e o Trentino, baseada na igualdade; também contou um pouco sobre as atividades do CTSP em prol da cidadania segundo a lei italiana 379/2000.

   


O Sr. Marco Zeni, pesquisador local, apresentou dados sobre a emigração trentina de Faedo, inclusive sobre seus familiares que se transferiram para o estado de São Paulo no final do século XIX.

O Jornal Trentino L'Adige publicou uma matéria sobre a Festa da Madonna del Rosario  e comentou a mostra do CTSP. A festa de Nossa Senhora do Rosário tem sua origem em 1571, ano de vitória da chamada "Lega Santa" (formada pela Espanha, República de Veneza e Estado Pontifício) na batalha de Lepanto, que freou o avanço dos turcos muçulmanos que invadiram a Europa, parando às portas de Viena. A vitória se tornou uma data festiva no calendário cristão e é recordada em Faedo há séculos, numa grande festa popular. A mostra fotográfica permanecerá em Faedo até o dia 11/outubro e seguirá para Wildschönau, no Tirol austríaco.