Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Voltar

Notícias

Presidente da Federação Sul-tirolesa em visita ao Brasil


Roland Lang, presidente da "Südtiroler Heimatbund" (Federação Sul-tirolesa), esteve na bela cidade de Treze Tílias, estado de Santa Catarina, para conhecer o "Tirol brasileiro" e divulgar uma petição popular que ocorre atualmente na Província Autônoma de Bolzano.

Lang é membro do partido sul-tirolês Südtiroler-Freiheit ("Liberdade Sul-tirolesa"), famoso por defender a autodeterminação dos sul-tiroleses. Há 2 anos, a Südtiroler Freiheit  trabalham junto ao parlamento austríaco para que seja aprovado o projeto de lei que garante o direito à cidadania austríaca para os sul-tiroleses, trentinos e ladinos de Ampezzo (Província de Beluno - Vêneto).

O partido conta, inclusive, com participação e colaboração de trentinos. O partido Südtiroler Freiheit está recolhendo assinaturas para entregar uma petição ao Parlamento Europeu, possibilitando a organização de um referendum para os sul-tiroleses. Algumas pessoas de Treze Tílias já ajudaram anos atrás em um abaixo-assinado enviado ao parlamento austríaco, para reforçar o projeto de lei que garantiria a cidadania austríaca aos sul-tiroleses que assim o desejarem.

Em 2011, o Prof. Everton Altmayer recebeu da Federação Sul-tirolesa a medalha "Sepp Kerschbaumer" por suas atividades em prol da cultura tirolesa. Neste ano, uma medalha foi entregue à  cônsul austríaca de Treze Tílias, Sra. Anna Lindner, filha do imigrante sul-tirolês Sr. Franz Lindner, oriundo dos arredores de Bolzano e importante industrial no Oeste de Santa Catarina. O Prof. Altmayer acompanhou a visita ao consulado austríaco de Treze Tílias e deixou com o Sr. Lang um material informativo sobre as colônias tirolesas de Treze Tílias, Nova Trento, Piracicaba e Colonia Tirol no ES.

Uma matéria sobre a visita foi publicada no site da Südtiroler Freiheit http://www.suedtiroler-freiheit.com/?p=26919