Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Voltar

Notícias

CTSP apresenta palestra no Trentino

Em viagem ao Trentino, o diretor de cultura do CTSP, Prof. Everton Altmayer, reuniu-se com autoridades políticas do Trentino e da Região Autônoma Trentino- Südtirol para discutir a questão da Cidadania Italiana segundo a lei 379/2000 e entregar o trabalho do CTSP “Perfil do Requerente” a autoridades da Província Autônoma de Trento e do Senado Italiano.

No dia 09/11/2012, o diretor do CTSP apresentou no Palácio do governo regional do Trentino-Alto Adige/Südtirol a palestra “Trentino e Brasil – oportunidades e caminhos para uma autêntica colaboração”, enfatizando que o reconhecimento da cidadania italiana aos trentinos brasileiros não visa buscar benefícios pessoais do tipo reivindicação de herança de bens, propriedades de antepassados, aposentadoria na Itália, emprego qualificado e/ou fixar residência em outros países da Europa e dos Estados Unidos.

Um aspecto importante destacado na apresentação foi a necessidade de haver uma nova visão sobre as reais intenções dos requerentes brasileiros, levando em consideração que a concessão do reconhecimento da cidadania italiana beneficia também o Trentino e a Itália, que neste momento passa por uma delicada crise econômica, e busca parcerias no Brasil.


Momentos da palestra no palácio do governo regional
Momentos da palestra no
palácio do governo regional
Momentos da palestra no palácio do governo regional
Momentos da palestra no
palácio do governo regional


Durante a palestra, que teve participação do conselheiro (= deputado) da Província Autônoma de Trento, Dr. Mauro Ottobre, destacou-se que a maioria dos requerentes do CTSP possui curso superior, cursos de pós-graduação, cargos relevantes nas funções trabalhistas, bem como experiência em viagens internacionais a vários países, incluindo a Itália.

O Prof. Altmayer ressaltou que a organização dos processos de cidadania enviados ao consulado baseou-se, sobretudo, nos esforços dos requerentes e no trabalho voluntário do CTSP (como de outros círculos brasileiros) e que, mesmo com tanto esforço e anos de espera, o resultado da cidadania está muito longe do esperado e a fila continua longa.

Vale lembrar que muitos desses assuntos foram vistos novidade pelo público, pois o tema da cidadania não é tratado com a devida ênfase nos meios de comunicação locais. O público presente contava com autoridades da Província Autônoma de Trento, da prefeitura de Trento, prefeitura de Cimone e Aldeno, professores e estudantes universitários. Entre os presentes, o Sr. Jorge Lazzeri, fundador do Circolo Trentino da Cidade do México, e o escritor Piergiorgio Berloffa.

 

Momentos da palestra do CTSP
Momentos da palestra do CTSP

Momentos da palestra do CTSP
Momentos da palestra do CTSP

Jorge Lazzeri (México) e Everton Altmayer
Jorge Lazzeri (México) e Everton Altmayer
Everton Altmayer e Piergiorgio Berloffa
Everton Altmayer e Piergiorgio Berloffa

A partir de dados presentes no trabalho “Perfil dos Requerentes”, a palestra demonstrou que a atual situação para o reconhecimento cidadania segundo a lei 379/2000 limita, inclusive, as relações dos descendentes de trentinos, sul-tiroleses, friulanos, gorizianos e triestinos com a terra de origem.

Mauro Ottobre, Everton Altmayer e Nicola Fioretti
Mauro Ottobre, Everton
Altmayer e Nicola Fioretti
Sieghard Gamper, Everton Altmayer e Marco Zeni
Sieghard Gamper, Everton
Altmayer e Marco Zeni
Everton Altmayer e Fabio Condini
Everton Altmayer e Fabio Condini
Everton Altmayer e Ugo Rossi
Everton Altmayer e Ugo Rossi

Demais atividades do CTSP

No dia 02/11/2012, na cidade de Trento, o Prof. Everton Altmayer participou da cerimônia em recordação dos soldados trentinos caídos durante a I Guerra Mundial, organizada pela Compagnia Schützen di Trento. Vale lembrar que, até 1918, o Trentino, como parte integrante do Tirol, pertencia ao Império Austro-húngaro. Cerca de 11.000 trentinos morreram no terrível conflito. Entre os presentes, estavam Dr. Franco Panizza, Assessor à cultura, relações européias e cooperação, e Dr. Carlo Andreotti, ex-governador do Trentino.

Evento com os Schützen, Franco Panizza e Carlo Andreotti
Evento com os Schützen, Franco
Panizza e Carlo Andreotti
Giuseppe Mattuela, Everton Altmayer e Nicola Fioretti
Giuseppe Mattuela, Everton
Altmayer e Nicola Fioretti


No dia 05/11/2012, o CTSP inaugurou em Trento a Mostra Fotográfica “Nostra Patria è giù lontana, è nel Tirol – memoria ed identità nelle colonie del Brasile”, que contou com o patrocínio institucional da Província Autônoma de Trento e colaboração da Compagnia Schützen di Trento “Imperatore Massimiliano I” e da prefeitura de Trento.

Assista a entrevista do CTSP na TV italiana RAI 3: http://www.youtube.com/watch?v=VXk1oXvkVGE

A inauguração contou com a presença do Dr. Franco Panizza, Assessor (= Secretário de governo) à cultura, relações européias e cooperação do Trentino, do conselheiro provincial Mauro Ottobre, do assessor municipal de Trento, Fabio Condini, e do ex-governador do Trentino, Dr. Carlo Andreotti. Uma aparesentação de abertura foi proferida pelo historiador sobre imigração trentina, Dr. Renzo Tommasi, autor de livros sobre a imigração, cooperação e autonomia.

Renzo Tommasi, Everton Altmayer e Claudio Tessaro
Renzo Tommasi, Everton
Altmayer e Claudio Tessaro
Carlo Andreotti, Franco Panizza, Everton Altmayer, Mauro Ottobre, Renzo Tommasi, Claudio Tessaro
Carlo Andreotti, Franco Panizza, Everton Altmayer, Mauro Ottobre, Renzo Tommasi, Claudio Tessaro

 

A mostra foi exibida em Trento entre os dias 05 e 11/Nov/2012 e será itinerante, com exposições em outras cidades da região autônoma e no Tirol austríaco. Todos os textos utilizados estão em italiano,alemão, ladino, mòcheno e cimbro (todas as línguas históricas do Tirol). O objetivo é apresentar a realidade dos descendentes de São Paulo e do Brasil, para levar ao conhecimento da sociedade trentina a determinação dos trentinos brasileiros em preservar o legado dos antepassados e sua busca pelo reconhecimento da cidadania.

Com título inspirado em um poema de 1905, a mostra foi organizada pelo CTSP juntamente com o Sr. Nicola Fioretti (colaborador do CTSP) e com o comandante da Compagnia Schützen di Trento , Prof. Claudio Tessaro, e demais membros do grupo cultural existente no Tirol desde 1511. Durante o evento, o Prof. Everton foi admitido como membro honorário.

Clique aqui para ver as Fotos da mostra do CTSP foram publicados neste site trentino

Damiano Bisesti, Everton Altmayer e Emilio Zanotelli
Damiano Bisesti, Everton
Altmayer e Emilio Zanotelli

Durante essas atividades, a missão do CTSP foi informar a sociedade trentina sobre a lei 379/2000 e sobre a real situação dos requerentes , pois há pouca discussão sobre o assunto na sociedade trentina. Nossa realidade foi discutida com autoridades do governo local, representantes de entidades sociais e no meio acadêmico.

No Dia 06/11/2012 o diretor do CTSP visitou a prefeitura de Cimone, cidade próxima a Trento, onde a cada 25 anos realiza-se a “Festa della Barcarolla”, que recorda a imigração. Trata-se de uma encenação teatral feita em um grande barco, recordando aqueles que partiram para a América. O prefeito de Cimone, Sr. Damiano Bisesti, e o assessor, Sr. Emilio Zanotelli, receberam o Prof. Everton Altmayer junto à prefeitura, onde comversaram sobre assuntos ligados à cidadania, imigração e atividades do CTSP.

O Coro Tre Cime, de Cimone, prestou uma calorosa homenagem à visita do CTSP, com um jantar organizado durante o ensaio pelo presidente do Coro, Sr. Remo Piffer, maestro Gabriele Baldo e demais integrantes.

CTSP e Coro Tre Cime di Cimone
CTSP e Coro Tre Cime di
Cimone
CTSP e Coro Tre Cime di Cimone
CTSP e Coro Tre Cime di
Cimone


No dia 07/Nov/2012, visitou a nova sede da Compagnia Schützen de Vezzano, a convite de sua diretoria, para falar sobre a situação dos descendentes brasileiros no que diz respeito à cidadania italiana. O pesquisador Osvaldo Tonina, membro ativo do grupo cultural, conhece a realidade dos trentinos na Argentina, pois é neto de imigrantes que retornaram, e desde 2011 colabora com as atividades do CTSP no Trentino.

Visita ŕ Compagnia Schützen di Vezzano
Visita ŕ Compagnia Schützen
di Vezzano
Visita à Compagnia Schützen di Vezzano
Visita à Compagnia Schützen
di Vezzano


Nicola Fioretti, Mara Sartori, Carla Locatelli e Everton Altmayer
Nicola Fioretti, Mara Sartori,
Carla Locatelli e
Everton Altmayer

No dia 08/Nov/2012, o CTSP realizou uma audiência com a Dra. Carla Locatelli, pró-reitora da Universidade de Trento, para tratar das possibilidades de estudantes brasileiros ingressarem estudarem na renomada instituição. Um primeiro passo já foi dado entre a Universidade de Trento e a Universidade de São Paulo (USP), num acordo bilateral ligado ao programa “Ciências sem fronteiras” do governo federal. A pró-reitora manifestou grande interesse pelos estudantes de São Paulo. O Prof. Altmayer apresentou a realidade dos requerentes do CTSP enquanto a pró-reitora afirmou que nossos estudantes encontrariam grandes vantagens junto à Universidade de Trento, sobretudo nas áreas ligadas às pesquisas científicas, engenharia e administração.

No dia 11/Nov/2012, o CTSP esteve presente num evento pela paz, organizado pela prefeitura de Trambileno (Boccaldo) juntamente com a Federação das Companhias Schützen do Trentino e participação de companhias da Provincia Autônoma de Bolzano. Um momento cívico pela paz e memória trentina. Estavam presentes membros do governo do Trentino, bem como o amigo do CTSP, Dr. Lorenzo Baratter, presidente do Museo degli Usi e Costumi della Gente Trentina e vice-presidente da associação Unione delle Famiglie Trentine all'Estero. O Prof. Altmayer fez um pequeno discurso sobre o CTSP e sobre a importância do reconhecimento da cidadania aos descendentes brasileiros. Fotos do evento neste site.

 

Momentos do discurso e cerimônia cívica
Momentos do discurso e
cerimônia cívica

Momentos do discurso e cerimônia cívica
Momentos do discurso e
cerimônia cívica
Marco Grossmann, Everton Altmayer e Lorenzo Baratter
Marco Grossmann, Everton
Altmayer e Lorenzo Baratter
Centro de Línguas da Universidade de Innsbruck
Centro de Línguas da
Universidade de Innsbruck

No dia 13/Nov/2012, o Prof. Altmayer visitou o departamento de Letras da Universidade de Innsbruck, renomada instituição de ensino austríaca, onde, em 2007, apresentou uma comunicação sobre o dialeto trentino durante um congresso internacional de linguística.