Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo

Voltar

Notícias


Lorenzo Dellai, Günther Platter e Luis Durnwalder



2009 - Ano comemorativo no Trentino

O ano de 2009 (Anno Nove) é um ao festivo para a Região Autônoma Trentino-Südtirol e para o estado do Tirol (Áustria), pois comemoram-se os 200 anos da resistência tirolesa (liderada por Andreas Hofer) contra a invasão napoleônica. Uma ação conjunta, organizada pelas três províncias que compõe o Tirol histórico, organizou para o biênio 2009-10 uma série de eventos para recordar esse momento histórico da região austro-italiana.

No dia 20 de setembro realizou-se na cidade de Innsbruck, Áustria, uma grandiosa festa cívica com a participação de 100 mil pessoas, dentre as quais 30 mil membros de grupos folclóricos, corais, Schüzen, escolas e demais entidades tirolesas, sul-tirolesas e trentinas.

Participaram do eventoo presidente da Província Autônoma de Trento, Lorenzo Dellai, o presidente da Província Autônoma de Bolzano, Luis Durnwalder e o governador do Tirol austríaco, Günther Platter. Também prestigiaram a festa o presidente da Áustria, Heinz Fischer, e membros dos govenos do Trentino, Südtirol e Tirol.

Para ver algumas imagens do grandioso evento, recomendamos o vídeo presente neste site: http://www.youtube.com/watch?v=f8WndsIk-oM

Para maiores informações, o site oficial do Anno Nove: www.1809-2009.eu