Circolo Trentino di São Paulo Circolo Trentino di São Paulo
Clique nas imagens para ampliar

ATNM – Jessica Batista, Rino Zandonai,
Lara Olivetti, Amato Valenti e Maria Carla.

Notícias

23/05/2009 – Membros da Diretoria Executiva do CTSP realizam reuniões na Itália

Em viagem a Trento os membros executivos do Circolo Trentino de São Paulo, Ilmo. Amato Valenti Filho – Vice-Presidente, e Dra. Jessica G. Batista – Diretora para Assuntos da Cidadania Italiana, em visita à Cidade de Trento, reuniram-se no dia 15/04/2009 com a Diretoria da Associação Trentini Nel Mondo para discutir o gravíssimo problema enfrentado por todos os associados do CTSP, que aguardam há anos uma resposta para a questão da análise e concessão da Cidadania Italiana, e solicitar maior empenho para uma solução definitiva.

A Diretoria também se reuniu, no dia 15/04/2009, com a Dirigente do Serviço de Imigração, Ilma. Dra. Franca Dalvit, e com o Dr. Cesare Cornella e Srta. Antonella Giordani, membros do Governo da Província Autônoma de Trento, para apresentar a dura realidade enfrentada pelos descedentes que aguardam há anos a finalização dos processos de reconhecimento da cidadania italiana, visando uma maior integração e apoio para a questão. As autoridades se mostraram sensíveis, atentas ao grave problema, e manifestaram seu apoio ao Circolo Trentino de São Paulo.


Governo PAT – Jessica Batista, Amato
Valenti, Franca Dalvit, Cesare Cornella e
Antonella Giordani.

Os membros da Diretoria também se reuniram no dia 16/04/2009 com a Ilma. Mariangela Fedrigoni, membro do Governo da Província de Trento e responsável pelo setor de pesquisa das certidões de registro civil dos italianos nascidos na Província de Trento. Uma pessoa muito amável, simpática e de muita competência que realiza um excelente trabalho a toda e qualquer pessoa que busca informações sobre seus antepassados. É detentora de uma base de dados que permite localizar todos os descendentes da família italiana emigrada ao exterior, e o mais notório resultado deste trabalho é o interesse manifestado por outras Províncias da Itália, que pretendem utilizar esse mesmo sistema.

Cumprindo o roteiro de viagem à Itália, os membros executivos do CTSP se reuniram em Roma, no dia 20/04/2009, com Excelentíssimo Deputado Fábio Porta em seu Gabinete no Parlamento Italiano, ratificando sua posição em prol da luta pelos direitos dos descendentes italianos na questão da cidadania. Informou, também, que buscará junto ao Ministério do Interior formas para que a análise dos processos seja realizada no menor tempo possível.

Na avaliação da Dra. Jessica Batista, da Diretoria de Atendimento para Cidadania Italiana, a viagem à Itália foi muito produtiva, pois possibilitou apresentar às autoridades a potencialidade dos descendentes italianos associados do Circolo Trentino de São Paulo, abrindo caminho para uma maior aproximação com a Província Autônoma de Trento, não só na questão da cidadania, mas também para questões como cultura, economia e educação. Todavia, é importante saber que o caminho para o reconhecimento da cidadania é longo e precisa de muito apoio dos associados, além da dedicação dos voluntários.

Por sua vez, o Sr. Amato Valenti, Vice-Presidente, considerou produtivos os encontros promovidos com as autoridades envolvidas nos processos de cidadania, concluindo que estamos no caminho certo, além de desmitificar uma série de informações controvertidas que pairavam no CTSP, estreitando com seriedade as relações com a Província Autônoma de Trento e o Governo Italiano.

Circolo Trentino di São Paulo
CTSP


Governo PAT – Dirce e Amato Valenti,
Mariangela Fedrigoni e Jessica Batista.

Parlamento de Roma – Rosana, Jessica
Batista, Fábio Porta e Amato Valenti.